Farlowella Acus

Temporariamente fora de stock

Notificar quando disponível

Etimologia
Farlowella : erguido por Carl e Rosa Eigenmann (1889) em substituição a Acestra Kner, 1853, o nome homenageia o botânico americano de Harvard, William Gibson Farlow (1844-1919), especialista em plantas de algas, referência à principal dieta dos este peixe.

vittata : Latim para bandado, referindo-se às duas listras laterais escuras começando na ponta do rostro, passando sobre os olhos e terminando na cauda.

Classificação
Ordem : Siluriformes Família : Loricariidae

Distribuição
Bacia do rio Orinoco na Colômbia e Venezuela. Localidade-tipo: Afluente do Rio Uribanto [Uribante], Estado de Táchira, Venezuela.

Habitat
Habita áreas de vegetação submersa, folhas mortas e gravetos ou raízes emaranhadas ao longo das margens de córregos e rios de fluxo suave.

Comprimento Padrão Máximo
6" (15cm).
Tamanho do aquário
Em grande parte inativo e pode ser mantido em um tanque medindo 36″ x 12″ x 12″ (90cm x 30cm x 30cm) – 81 litros.

Manutenção
Uma configuração do tipo riacho mal iluminada com substrato de areia , pedras e rochas arredondadas e muitos galhos de troncos simulariam seu biótopo natural . No entanto, fica igualmente à vontade em um tanque plantado . É essencial que a água esteja bem oxigenada, de preferência com um pequeno grau de corrente passando pelo tanque . A manutenção do tanque deve ser da mais alta ordem, pois a espécie é super sensível a condições de água ruins ou em deterioração.

Condições da água
Temperatura : 75-80°F (24-27°C)

pH : 6,0-7,0

Dureza : 3-10°H


Dieta
Principalmente vegetariano, de modo que a maior parte da dieta deve ser composta de matéria vegetal tanto na forma fresca (fatias de pepino, couve , espinafre etc. ) Aceita pequenos alimentos vivos e congelados, como minhocas ou dáfnias , e também devem ser oferecidos ocasionalmente, embora nunca como componente principal da dieta.

Esta espécie irá pastar continuamente superfícies de folhas de plantas, madeira, rocha, substrato e paredes do tanque. É um excelente consumidor de diatomáceas e algas verdes comuns, mas não come algas problemáticas como escova ou barba.

 

Comportamento e Compatibilidade
Muito pacífico, mas inadequado para a comunidade em geral devido às suas necessidades bastante especializadas e natureza aposentada. Não só requer água pura, mas será facilmente superado por alimentos por espécies mais vigorosas ou maiores . Possíveis companheiros de tanque podem incluir pequenos caracídeos, danios, devarios e outros Loricariids que habitam águas semelhantes, como Chaetostoma sp.

Os machos rivais podem ser um pouco territoriais , mas raramente é causado algum dano, e vários podem ser mantidos na maioria dos tanques.

Dimorfismo sexual
Geralmente fácil de sexar , pois o rostro ( focinho ) do macho é mais largo e desenvolve fileiras de odontotos à medida que o peixe amadurece. Estes estão ausentes completamente nas fêmeas.

Procurar nesta categoria: Peixes de Fundo