A bactéria Shoka é um produto bacteriano que contém cepas obtidas no seu ambiente natural. Formas autotróficas de bactérias instalam-se rapidamente no substrato e no leito filtrante. As bactérias aceleram eficientemente a estabilização dos parâmetros do ciclo do nitrogénio, reduzindo a amónia (NH3) e os nitritos oxidantes (NO2) a um estado inofensivo. Existem mais de 5 milhões de bactérias vivas num grama do produto.
Dosagem: Em aquários novos: Para cada 50 litros de capacidade do aquário, espalhe 1gr (uma colher pequena) nas inserções do filtro. Aguarde uma hora e inicie o filtro. Como complemento ao substrato, espalhe 1gr (uma colher pequena) de base energética Ganban por 50 litros de capacidade do aquário numa camada organizada. Em seguida, espalhe uma camada de solo Jiban sobre ele.
Após a limpeza do filtro/troca de água: Para cada 100 litros de capacidade do aquário, espalhe 1gr (1 colher pequena) nos filtros biológicos.
Em caso de cianobactéria: Prepare um solvente: para cada 50 litros de água do aquário, adicione 1gr (1 colher pequena), misture cuidadosamente e aspire com uma seringa. Aspire as cianobactérias com um tubo e injete o solvente nos locais onde aparece a ciano. Desligue o filtro por cerca de 10 minutos ao fazer o tratamento.